BA: Encontro debate ações do PCdoB nas mudanças sociais do país

Neste primeiro dia do Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do PCdoB-BA, o secretário Estadual de Formação, Milton Barbosa, ocupou o espaço vespertino para debater sobre A Trajetória do PCdoB na luta pelas transformações sociais no Brasil. A apresentação da temática foi feita pelo deputado estadual Álvaro Gomes.

Na ocasião, o deputado estadual agradeceu a presença de todas as vereadoras e vereadores presentes, e informou que o partido completa 91 anos com uma vitalidade grande e ideias jovens. “O PCdoB continua firme na luta pela transformação e busca do socialismo. Nosso partido tem dado grandes contribuições e tem crescido na esfera constitucional. Nessa próxima eleição, vamos avançar ainda nos executivos estadual e federal”, declarou.

Iniciando os trabalhos, Milton Barbosa falou da fundação do partido, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 25 de março de 1922. Neste perído, o Brasil passa por um momento importante, quando selou um processo histórico da monarquia. Em 1928, o partido elegeu seus dois primeiros vereadores, à época, chamados de intendentes: Minervino de Oliveira e Otavio Brandão.

Percorrendo a história política brasileira, Milton lembrou da Eleição Constituinte de 1945, quando foram eleitos 14 deputados federais comunistas e Prestes como senador. Nessa época, o partido chegou a ter 150 mil militantes e realizava comícios que lotavam estádios de futebol.

Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Pablo Neruda eram militantes do partido. Isso mostra a força e importância que o partido possuía. Em 1948, o partido foi cassado e posto na ilegalidade. A reorganização do partido se deu em 1962, liderada por João Amazonas, Mauricio Grabois, Pedro Pomar e Angelo Arroio.

Ao final da palestra, Milton Barbosa informou que, quem tiver interesse, poderá obter todas as informações sobre o partido no site da Fundação Maurício Grabois. “Lá, vocês encontram tudo sobre a história do partido, tudo o que foi documentado. Tem também o jornal do nosso partido, A Classe Operária. O site é um lugar para a gente conhecer o PCdoB”, finalizou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro