Chico Lopes: Fica, Dnocs!

Por *Chico Lopes

Por tudo o que fez e faz em prol do Ceará, do Nordeste e do Brasil e pela enorme importância que continua a ter para nossa região, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) precisa urgentemente ser reestruturado e fortalecido. É direito da sociedade um Dnocs com mais e melhores condições de atuação, com valorização dos atuais servidores e concurso para novos profissionais, com mais recursos para obras, ações e políticas públicas, planejadas e efetivas, para prevenção e combate às consequências da seca.

Neste momento em que a sociedade luta para minorar os efeitos da pior estiagem dos últimos 50 anos, com graves prejuízos no Ceará, e se mobiliza para garantir a reestruturação do Dnocs, precisamos estar atentos a uma questão que surgiu nas últimas semanas, no contexto desse debate: a infeliz proposta de mudança da sede administrativa do Departamento, de Fortaleza para Brasília.

Desde o primeiro momento nos manifestamos contra essa proposta, deixando bem clara nossa rejeição a essa ideia em reunião, no fim de março, entre deputados federais nordestinos e representantes do Ministério da Integração Nacional, na Câmara dos Deputados. Ali, obtivemos do Ministério a resposta de que não se trataria de uma questão fechada, embora a proposta estivesse na mesa, sob o pretexto de que um Dnocs sediado em Brasília teria mais facilidade de diálogo com o Governo Federal.

Ora, é curioso: ninguém defende a transferência da Sudene ou da Petrobras para Brasília, sob argumento de fortalecê-las. Não seria simplesmente sediando o Dnocs na capital federal que estaria garantida uma reestruturação à altura das expectativas da sociedade, de um Departamento que tenha condições de continuar e ampliar sua história de inestimáveis contribuições ao Nordeste (assistência à população, construção de açudes, barragens, poços artesianos, pesquisas para o fomento à piscicultura que são referência internacional). Um Dnocs que possa dialogar com as universidades e ser protagonista em ações eficazes para o semiárido, para que não seja necessário novo estado de emergência, a cada ano de estiagem.

Por entender que o Dnocs, a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, deve continuar tendo sua sede em Fortaleza, com mais proximidade com a realidade da nossa região, estamos lançando a campanha “Fica, Dnocs”, com mobilização no parlamento, nas redes sociais, nas diversas instâncias de debate e participação. Apresentamos a campanha em pronunciamento nesta semana e estamos estendendo a todos o convite a somar forças nesse movimento. Porque o Dnocs é Nordeste, e o Nordeste precisa do Dnocs.

*Chico Lopes é deputado federal (PCdoB)

Fonte: O Povo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.