Liga Árabe "violou direitos" sírios dando assento à "oposição" 

O secretário-geral da Liga Árabe (LA) Nabil al-Arabi anunciou nesta sexta-feira (12) que ter outorgado o assento da Síria no bloco à autodenominada Coalizão Nacional das Forças da Revolução e da Oposição Síria (CNFROS) foi uma violação dos direitos do povo sírio. 

Al-Arabi disse também que a situação da Síria não é comparável com a da Líbia porque a crise do primeiro país “é muito complicada” e converteu-se em uma guerra interna.

Durante uma reunião celebrada no passado 6 de março na capital do Catar, Doha, os ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe outorgaram à CNFROS o assento da Síria (suspensa desde 2011 da liga), o que provocou críticas de vários países árabes como Iraque, Argélia e Jordânia.

Em declarações formuladas no início de abril, o presidente sírio, Bashar al-Assad, criticou as recentes medidas adotadas pela Liga Árabe e sublinhou que esta entidade carece de legitimidade.

Ao precisar que a Liga não está em condições de legitimar ou deslegitimar um país, o mandatário sírio colocou em relevo que a autoridade real não se consegue através de organizações e autoridades estrangeiras ou de países estrangeiros, mas mediante a vontade dos cidadãos de uma nação.

Desde março de 2011, os cidadãos sírios são vítimas da violência armada de grupos que recebem apoio estrangeiro, na iminência de uma intervenção militar estrangeira.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho