Eliana Gomes: 287 anos; a pequena semente cresceu

O direito à cidade está entranhado na paisagem urbana de Fortaleza. Ao completar 287 anos, a “pequena semente” passa por mudanças continuas em seu território, que, mais do que nunca, precisam ser antecedidas de um grande planejamento, estabelecendo novas regras de governança e protagonismo social, para que nossa gente possa participar da cidade como um direito fundamentado no princípio da igualdade.

Por Eliana Gomes*

Agora crescida, a semente cantada no hino enfrenta desafios talvez tão grandes quanto o seu vigor.

Acredito que temos hoje muitas oportunidades de enfrentar os desafios fundiários, urbanos, socioambientais e habitacionais de Fortaleza, que estão na base dos conflitos sociopolíticos marcados na história da cidade, bem como dos novos conflitos que têm ocorrido não só aqui, mas nos grandes centros urbanos brasileiros. Digo isto porque sou testemunha do desejo e da união de esforços dos governos federal e estadual, que chegam agora com mais volume ao nosso município.

Muito me orgulha que estejamos presenteando a cidade com a instalação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); realizando a V Conferência Municipal das Cidades, prevista para os dias 23 e 24 de maio de 2013, vista como o grande espaço para a discussão das políticas de desenvolvimento urbano e social; e instalando o Conselho Municipal da Cidade, que consagra-se como o instrumento de participação popular contínua e direta na formulação e implementação da política de desenvolvimento urbano sustentável. Fortaleza hoje busca construir, de fato, uma política urbana apontada para o desenvolvimento humano e adequada ao Estatuto da Cidade, que representa uma demanda histórica dos movimentos populares e, para mim, debate de toda uma vida.

São muitos os desafios, muitas as oportunidades, muitas as potencialidades. A Fortaleza que surge está sendo plantada e pensada em diálogo com o povo e as forças mais avançadas e progressistas. Tenho certeza que somos capazes de efetivar em nossa cidade as conquistas já consagradas em muitos municípios do país, a fim de elevar a qualidade de vida do povo fortalezense e garantir um novo tempo de crescimento urbano justo e inclusivo.

Parabéns, Fortaleza! Que teus bravos homens e mulheres te honrem hoje e sempre.

*Eliana Gomes é presidenta da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e militante do PCdoB-CE

Fonte: O Povo