China e Rússia querem ampliar cooperação econômica

O vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli, reuniu-se segunda-feira (15), em Pequim, com o primeiro vice-primeiro-ministro do governo da Rússia, Igor Chuválov.

Durante o encontro, Zhang Gaoli disse que estão maduras as condições para levar a cabo a cooperação econômica em grande escala entre os dois países. A China quer ampliar o volume de investimentos na Rússia e cooperar com o governo russo em alguns projetos estratégicos, reforçou.

Zhang Gaoli espera que a cooperação bilateral possa abranger mais áreas, a fim de concretizar o quanto antes os planos definidos pelos chefes de Estado dos dois países.

Segundo esses planos, o valor do comércio bilateral deverá chegar a US$ 100 bilhões em 2015 e alcançar US$ 200 bilhões em 2020. O governo chinês acredita que a Rússia vai aperfeiçoar o ambiente de investimento, de forma a estimular a confiança das empresas chinesas.

Chuválov afirmou, por sua vez, que a China é o mais importante parceiro da Rússia. O governo russo está a trabalhar as condições de investimento e espera mais cooperação com empresas chinesas nas áreas dos recursos energéticos, setor financeiro, indústria e infra-estruturas.

Após a reunião, os dois chefes encontraram-se com empresários chineses e russos. Na ocasião, Zhang Gaoli disse esperar que as empresas possam aproveitar as oportunidades e elevar a capacidade de concorrência, a fim de beneficiar ambas as partes.

Fonte: Rádio Internacional da China