Potengi: Com apoio da gestão escolar, “Grupão” terá Rádio Escola

A Escola Antonio de Figueiredo Taveira, o "Grupão", irá se transformar, em breve, em Rádio Escola. O objetivo é levar aos alunos, durante os intervalos das aulas, informação e entretenimento e tornar o ambiente escolar mais descontraído e informativo.

No período noturno, a mistura de música e informação está sendo transmitida para os alunos de 4 turmas. A apresentação é do locutor, redator e produtor de áudios da Rádio Zumbi dos Palmares FM de Potengi, Ivanildo Souza, que atualmente é apresentador de dois programas da única rádio do município, que fica localizado próximo ao colégio municipal.

O responsável pelo curso de programação radiofônica e educativa desenvolve várias práticas de treinamento como introdução de temas de como utilizar melhor a voz através do seu conhecimento de locução ao logo dos seus 12 anos de experiência. Ivanildo também repassa às turmas sugestões de expressões e um roteiro básico para utilizar durante um programa de rádio, além de conhecimentos de técnicas e tipos de locução, de como apresentar um evento dentro e fora do estúdio, produção de áudio, efeitos sonoros, vinhetas e spots.

Segundo o locutor, o conteúdo tem melhor aproveitamento no "Horário Mais Educação", onde juntam-se as turmas e são aliadas as práticas radiofônicas aos conteúdos das aulas também de teatro e coral, tudo com acompanhamento pedagógico em matemática e português.

A escola irá trabalhar com a inserção do rádio como meio de comunicação educativa permitindo ainda aberto diálogo entre professor e aluno. “Na medida em que as atividades vão acontecendo percebem-se mudança e um despertar maior dos alunos”, observa Ivanildo Souza.

Ivanildo falou que quando a rádio de Potengi surgiu, era pouca a audiência mas que atualmente há mais pessoas ouvindo a rádio do que assistindo televisão, isso sem contar com os acesos dos ouvintes que acompanham a programação na internet. “Com este exemplo da rádio de Potengi, o sistema de som externo no "Grupão" ajudará os estudantes tanto no ponto de vista musical como pedagógico”, avalia.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do blog Potengi na Net)