Nicolás Maduro anuncia criação de dispositivo antigolpe

O presidente Nicolás Maduro indicou nesta segunda-feira que o Estado venezuelano enfrentará apegado à lei as ações que venham a ser empreendidas por setores antichavistas. "Quem vier pelo caminho da violencia encontrará o Estado", expressou Maduro desde o Quartel da Montanha, em Caracas, onde informou que foi ativado o Comando Antigolpe para enfrentar ações violentas.

Recordou que o governo nacional alertou o país há várias semanas sobre os planos desestabilizadores e focos de violência que se fizeram sentir na segunda-feira em diversas regiões da Venezuela.

"Estão saindo da Constituição e da lei. Hoje estiveram pior do que nunca antes. Entraram em uma fase de cometer loucuras. Reunimos o comando antigolpe e estamos ajustando os informes, a atuação correta do Plano República, dos organismos de segurança, com base na lei", indicou .

Este comando foi ativado depois da realização de ataques nesta segunda-feira, como aos Centros de Diagnóstico Integral (CDI) em Miranda, Zulia e Carabobo; a queima das casas do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) em varias localidades do país e o assédio à residência da presidenta do Conselho Nacional Electoral (CNE), Tibisay Lucena.

"Isto mostra o que teria acontecido se a direita tivesse vencido", disse Maduro. "É isto que vocês estavam buscando? Quem de vocês terá a valentia de atirar a primeira pedra? Onde estão os políticos da oposição na democracia? Sobrou algum com sensatez?", indagou Maduro.

O presidente agregou que existem imagens dos fatos violentos gerados nesta segunda-feira. "Há imagens de todo tipo. É preciso dizer a verdade e nosso povo é sábio”, disse.

O chefe de Estado chamou "todo mundo a trabalhar frente ao intento de sabotagem”. Referindo-se aos que praticaram atos violentos, disse: “Eles são a morte, a antipátria, ao passo que nós somos o amor, a pátria e o futuro deste país".

Maduro instou à serenidade e tranquilidade, "seguros do que estamos fazendo. Ninguém deve cair em desespero".

O presidente eleito disse que o governo convocou a mobilização do povo venezuelano, de forma pacífica, assim como dos partidos e do Grande Polo Patriótico.

"O rumo da pátria continua. Estamos aqui para protegê-lo. Ninguém poderá fazer nada a este povo", ressaltou Maduro, que acrescentou que a 19 de abril prestará seu juramento ao cargo, chamando o povo a acompanhá-lo.

Agência Venezuelana de Notícias