Trens podem ser a solução para a mobilidade urbana

Aproximadamente 300 especialistas em trânsito e transportes, prefeitos, deputados e integrantes da Frente Parlamentar de Implantação do Bilhete Único Metropolitano defenderam o uso de trens como solução para a mobilidade urbana durante o “Transporte sobre Trilhos: Ciclo de conversa sobre Mobilidade Urbana e Integração nas Metrópoles”, nesta segunda-feira, dia 15 de abril, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

mobilidade - Luiz Granzotto/PMC

Autoridades do Poder Executivo de Campinas, Jundiaí, São Paulo e Louveira; junto com representantes do Legislativo de toda a região compartilharam com especialistas em transporte de órgãos governamentais e deputados estaduais e federais em defesa ao sistema ferroviário como transporte de massa e principal ferramenta para diminuir gargalos no trânsito e melhorar a qualidade do transporte público.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, disse, na abertura do evento, que a retomada dos trilhos tornou-se uma necessidade para solucionar a questão da mobilidade urbana. “A estrada de ferro sempre foi eficiente, mas quando o modelo rodoviário começou a ser implantado, a ferrovia começou a ser colocada de lado, um erro histórico que deve ser corrigido por necessidade”, afirmou.

O prefeito lembrou também a posição estratégica de Campinas no estado como fator importante para as ferrovias. “Campinas sempre teve a vocação de interligar as diversas regiões do Estado e do País. Sempre foi eixo principal, conectando os caminhos que levam a outras cidades”, disse.

Sérgio Benassi, secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), defendeu que todos os gestores públicos devem pensar juntos e planejar o sistema sobre trilhos como modelo estruturante, recuperando a malha férrea já existente: “Além disso, a integração do transporte sobre trilhos com os demais modais é fator indispensável para requalificar o transporte de massa”.

Gerson Bittencourt, deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Implantação do Bilhete Único Metropolitano, destacou também que o sistema sobre trilhos deve ser retomado como modelo estruturante em todo o País, interligando-se com o sistema rodoviário e diminuindo os gargalos no trânsito das metrópoles. Defendeu também a criação de um sistema de integração metropolitana do transporte coletivo nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas.

Francisco Aparecido Felício (França), presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, salientou a importância de se investir no sistema de transporte por trilhos, que resulta em tarifas acessíveis e em eficiência nos horários de partida e chegada para a população: “O sistema ferroviário é uma realidade nos países desenvolvidos tanto na Europa e Estados Unidos como no Japão e na China. No Brasil apenas 23% da carga produzida é levada aos portos através dos trilhos. Nos países desenvolvidos os trens levam até 80% da produção”, afirmou. “Além disso, o investimento em transporte de passageiros é incomparável ao que se investe nesta modalidade no Brasil”.

Guilherme Campos Junior, deputado federal, afirmou que o colapso no sistema rodoviário é uma triste realidade e apontou o sistema férreo como solução. “É hora de colocar campinas nos trilhos e o todo o País, tanto no transporte de cargas como no de passageiros”, comentou.
O debate contou com a participação também de Ailton Brasiliense (presidente da Agência Nacional de Transporte Público (ANTP); Breno Motta Júnior (EPL- Brasília); Saulo Pereira Vieira (coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo); Dinei Pasqualini (secretário de Transportes de Jundiaí); e José Evaldo Gonçalo (secretário adjunto de Transportes de São Paulo).

Participaram, ainda Antonio Mentor (deputado estadual); Tito Campos (deputado estadual); Mauro Bragato (deputado estadual) e Milton Serafim (presidente do Conselho da RMC e prefeito de Vinhedo).

O ciclo de conversas teve o objetivo de construir um diagnóstico do trânsito e transporte da RMC para elaborar projetos de integração do transporte público. Foi útil também para construir cenários, identificar gargalos e estabelecer ações e parcerias para a construção de cidades sustentáveis e viabilizar inclusão social.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Paulista do Bilhete Único Metropolitano, junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas (SindPaulista).

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura