55% dos russos não querem Pútin reeleito em 2018

Maioria da população não deseja que atual presidente concorra ao cargo novamente ao fim de seu terceiro mandato. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Levada, 55% dos russos desejam um líder completamente novo, enquanto 22% afirmaram que gostariam de ver Pútin reeleito para o cargo por mais um mandato.

Apenas 8% dos entrevistados disseram que o primeiro-ministro Dmítri Medvedev, que foi presidente da Rússia entre 2008 e 2012, deveria tomar as rédeas do país novamente.

“Apesar do alto índice de aprovação de Pútin [64%, segundo pesquisa do Centro Levada em fevereiro], a sociedade russa está mostrando sinais de cansaço e há um crescente anseio por uma nova figura política, independentemente da posição ideológica do novo presidente”, disse ao jornal “Vedomosti” o vice-diretor do instituto responsável pela pesquisa, Aleksêi Grajdankin.

“Mesmo entre aqueles que apoiaram Pútin no passado, apenas 36% querem que ele permaneça no poder por mais seis anos”, acrescentou Grajdankin.

No total, 50% dos entrevistados acreditam que manter o poder nas mãos de Pútin irá beneficiar a Rússia, de acordo com uma pesquisa de março. Paralelamente, um a cada três russos (a maior índice registrado desde março de 2004) acredita que a “continuidade de Pútin no poder não será boa para o país”.

A pesquisa foi realizada entre 22 e 25 março com 1.601 pessoas em 130 cidades, vilas e aldeias de 45 regiões russas. A margem de erro não ultrapassa 3,4%.

Fonte: Gazeta Russa