Rússia: Sociedade Esportiva Dínamo comemora 90 anos

Nesta quinta-feira (18), a Sociedade Esportiva Dínamo, conhecida popularmente como Dínamo, completou 90 anos de existência. Apesar das dificuldades iniciais, clube contribuiu para massificar a prática esportiva na URSS.

Por Dmitri Sabov, Kristina Chaleva, na revista Ogoniók

Bandeira da Sociedade Esportiva Dínamo - URSS

Assim que o Dínamo abriu as portas em 1923, surgiram os problemas de financiamento. Antes da Revolução Russa, em 1917, o esporte era um privilégio dos mais ricos. Já na década de 1920, o jovem Estado soviético não tinha recursos financeiros suficientes para financiar os esportes e o Dínamo não tinha outra alternativa a não ser arrecadar dinheiro sem esperar pela ajuda do governo.

Além de alugar suas instalações esportivas, o clube costumava promover jogos de futebol entre a equipe local e artistas. Porém, a solução mais rentável foi lançar uma linha própria de produtos esportivos: calçados, patins, esquis, raquetes de tênis, aparelhos de ginástica, armas esportivas e outros apetrechos.

Para celebrar os 90 anos de existência, o Dínamo está realizando neste ano um torneio internacional de judô em homenagem aos soldados e policiais mortos no desempenho de suas funções, assim como campeonatos de boxe e futebol de salão.

Desde os seus primórdios, o clube contribuiu para a massificação da prática de esportes e consolidou sua posição nas modalidades esportivas mais populares. Os atletas do Dínamo deixaram uma marca permanente em quase todos os esportes, embora tenha sido concebido uma entidade capaz de proporcionar aos funcionários dos órgãos de segurança nacional e de segurança pública a possibilidade de praticar esportes, sobretudo boxe, lutas e tiro.

Entre essas modalidades, a luta sambô (SAMo'oboronie Biez Orújia no original em russo, que significa, “autodefesa sem armas”, em português) ocupa um lugar de destaque. Naquela época, havia grande necessidade de se defender sem o uso de armas em um país devastado pela guerra civil, com um alto índice de crime.

Foi também grande a contribuição do Dínamo para o desenvolvimento do tiro esportivo. O treinamento incluía não só exercícios práticos, mas também aulas teóricas. O lema da escola de tiro esportivo do Dínamo era uma resposta ao espírito da época: “Prepare o alvo e economize munição”.

O Dínamo desenvolveu uma produção própria de armas de fogo e munições esportivas de pequeno calibre, que custavam 25 vezes menos do que as munições para o rifle. Como resultado, esse tipo de prática acabou se tornando mais barata e popular.

A sociedade esportiva Dínamo era mantida na União Soviética por algumas associações sindicais, pelas polícias e milícias do país (era a sociedade do Ministério do Interior). Todas as equipes do país que respondiam pelo nome de Dínamo pertenciam unicamente ao mesmo clube, o que fazia com que várias capitas das repúblicas soviéticas possuissem times de futebol, hóquei, basquete e outros esportes com o nome de Dínamo.

Fonte: Gazeta Russa, com informações da redação do Vermelho