Paraguai: Frente Guaçu denuncia censura em propaganda eleitoral

Representantes da Frente Guaçu, coalizão de partidos e movimentos da esquerda paraguaia, denunciaram que a emissora privada Sistema Nacional de Televisión (Canal 9) negou-se a difundir um vídeo do movimento político que faz alusão ao julgamento político realizado contra Fernando Lugo. 

"A emissora de televisão negou-se a difundir a propaganda eleitoral, após verificar seu conteúdo", explicou para o site paraguaio UltimaHora.com , o líder da campanha e candidato ao Parlasul pela Frente Guaçu, Ricardo Canese. 

Leia também:
Paraguai lança Plano Antissabotagem para eleições de domingo

O movimento político pagou pelo espaço para que o spot seja difundido a partir desta quarta-feira (17), nos meios televisivos e disse que o único que se negou a veicular foi o Canal 9.

O político explicou que no vídeo – que dura 1 minuto e 12 segundos – denuncia o “golpe de
Estado parlamentar” durante a destituição de Fernando Lugo da presidência, por meio de um julgamento político executado pelo Parlamento.

“É um registro histórico e, pelo visto, lembrá-lo incomoda muitas pessoas”, sustentou Canese. Ele disse ainda que estão pensando na possibilidade de apresentar uma ação de inconstitucionalidade, pois o meio está censurando a liberdade de informação, expressão e eleição.

O candidato qualificou a situação de grave, alegando que embora seja um meio de comunicação privado, tem a obrigação, pela Constituição, de não censurar os direitos mencionados. 

Este é o vídeo da Frente Guaçu, difundido pelas redes sociais: 


Fonte: UltimaHora