Colômbia realiza congresso massivo pela paz

Mais de 20 mil colombianos participam nesta sexta-feira (19) em Bogotá, Colômbia, do congresso Povos Construindo a Paz pela Vida Digna, com o qual esperam elaborar uma agenda social para uma saída pacífica ao conflito armado no país.

Com sede na Universidade Nacional, estarão presentes no encontro cerca de 200 personalidades da África do Sul, países europeus, Estados Unidos, Canadá, Curdistão e diversos países da América Latina, assim como 65 organizações políticas e sociais, que darão seu apoio aos diálogos entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc – EP).

Uma paz que signifique respeito e garantias aos direitos humanos, econômicos, trabalhistas e ambientais com princípios sociais baseados na justiça social e na igualdade", será o eixo central que moverá esta iniciativa, organizada pelo Congresso dos Povos.

Segundo a convocatória, o encontro buscará uma proposta integral construída a partir das dinâmicas locais, regionais e do povo, com o respaldo da solidariedade internacional.

O objetivo é articular, construir e mobilizar uma agenda social e gerar uma mobilização em torno da paz.

Na quinta-feira, realizou-se também em Bogotá, um Encontro Internacional pela Paz, com a participação, entre outras personalidades, do sociólogo belga François Houtart, o intelectual espanhol Santiago Alba Rico e a hondurenha Glória Oquelí, do Parlamento Centro-americano.

Prensa Latina