Lugo: Frente Guaçu é a terceira força política no Paraguai

"A Frente Guaçu, pelos resultados eleitorais, é a terceira força política e parlamentar do Paraguai", afirmou nesta segunda-feira (22) Fernando Lugo, líder desta coalizão de partidos e organizações de esquerda.

Fernando Lugo

Fernando Lugo, que foi eleito senador, disse que a Frente Guaçu respeita e acata a palavra do povo soberano expressada nas eleições e continuará trabalhando com outras forças sociais e políticas para conquistar a justiça social. 

Leia também:
Com eleição de Cartes, Partido Colorado volta a dominar Paraguai

Em breves declarações para a imprensa, disse que o Partido Liberal perdeu as eleições desde 22 de junho ao conspirar para aplicar um golpe de Estado.  

"Espero que o Partido Colorado, vencedor nas eleições, tenha aprendido muito enquanto estava fora do poder e que seu comportamento futuro permita uma melhor trajetória política de uma organização centenária", disse Lugo. 

“A Frente Guaçu estará lá, se suas propostas forem para melhorar a vida dos demais esquecidos da história”, destacou Lugo, e disse ainda que “continuaremos trabalhando pela unidade, pelo fortalecimento e por uma maior presença representativa”.

Por sua vez, Aníbal Carrillo, que foi candidato presidencial da coalizão, explicou que no país ainda há militares cuidando e defendendo a soberania do voto popular, em referência à preparação e o envio das atas para o Tribunal.

Fernando Lugo afirmou que a Frente Guaçu é a terceira força emergente e consolidada do país e chega ao parlamento com todas suas bandeiras de reivindicação social e estão dispostos a não retroceder nos avanços democráticos alcançados. "Não esqueceremos jamais nossas bandeiras da luta pela terra, trabalho para todos e a verdadeira justiça social", concluiu.