Frente Guaçu prepara leis sociais para defender no Congresso

Frente Guaçu, coalizão de partidos da esquerda paraguaia, prepara várias leis sociais para apresentar ao Congresso e sua bancada aceitará o apoio de quem concordar com elas, disse hoje o senador eleito, Fernando Lugo.

O ex-presidente reafirmou que a representação da Frente na Câmara Alta, eleita nas eleições de domingo, estará integrada além dele por Carlos Filizzola, Sixto Perera, Esperanza Martínez e Hugo Richer, todos da direção nacional dessa coalizão.

Da mesma forma, a votação popular elegeu outros dois de seus candidatos, Ricardo Canese e Najeeb Amado, como deputados do Paraguai ao Parlamento Sul-americano.

Informou que, entre os resultados das eleições, está a presença da Frente em mais de 200 distritos da República com a eleição de um considerável número de vereadores nos 17 departamentos do Paraguai.

Posso assegurar que teremos uma agenda marcada pela busca da justiça social, promoveremos uma Lei Nacional de Saúde e também o marco jurídico para a proteção de nossos recursos naturais, como é o caso da água, acrescentou.

Lugo ratificou que para fazer valer seu caráter de terceira força política do país e especialmente no Senado não terão problemas em dialogar com outros partidos enquanto concordem com as propostas elaboradas e discutidas para favorecer o bem comum.

Ao comentar o resultado eleitoral do último domingo, Lugo destacou que a coalizão respeita profundamente a decisão popular e a eleição presidencial e criticou duramente a cúpula do Partido Liberal ainda no governo.

Recordou a conspiração dessa cúpula para materializar o julgamento político sumário que o retirou do cargo de presidente constitucional no último mês de junho e afirmou que as conquistas daquele governo molestaram muitos políticos e por isso deixaram que ele terminasse o mandato outorgado pelo povo.

Responsabilizou esses dirigentes liberais por facilitar ao Partido Colorado ganhar a presidência da República e ressaltou que esse triunfo era previsível desde o rompimento da aliança constituída e a traição a um projeto, a um verdadeiro sonho.

Prensa Latina