Quixadá: UJS repudia manifestações homofóbicas em Campus da UFC

A União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE) divulgou em nota, o repúdio em relação às manifestações homofóbicas acontecidas durante Fórum Virtual realizado no campus da UFC de Quixadá. Segundo a nota, “palavras opressoras, de baixo calão, expressões chulas e desrespeitosas, com o objetivo de atacar, humilhar e desqualificar”, foram utilizadas contra a estudante de Letras transexual, militante da UJS e Diretora do DCE/UFC, Sílvia Cavalleire. Leia a seguir a íntegra do documento:

A União da Juventude Socialista (UJS) repudia as manifestações transfóbicas ocorridas no Fórum Virtual do Campus de Quixadá da UFC, contra a estudante de Letras transexual, militante da UJS e Diretora do DCE/UFC, Sílvia Cavalleire. Na ocasião os agressores usaram palavras opressoras, de baixo calão, expressões chulas e desrespeitosas, com o objetivo de atacar, humilhar e desqualificar a discente, como também, foi colocado que é uma “imoralidade” o VIII Congresso de Estudantes da UFC abordar temas como a homossexualidade.

A universidade é um espaço de formação, debate e evolução do conhecimento, e não, um local de violência e exclusão. Não podemos tolerar ou aceitar que os (as) discentes da Universidade Federal do Ceará reproduzam pensamentos e ações dominantes, machistas e patriarcais com tanta naturalidade. Não podemos aceitar as imposições heteronormalizantes expostas pela sociedade capitalista, que torna obrigatória a relação entre homem e mulher, que negam a identidade de gênero e a liberdade das pessoas.

A juventude deve ter lado nessa luta, o lado de quem respeita, aceita e defende a diversidade sexual. É preciso que reflitamos sobre o que ocorreu com a militante do movimento estudantil e LGBT, Silvia Cavalleire, e que lutemos para que atitudes que, somente, disseminam o ódio, a violência e o preconceito não se repitam mais no nosso meio.

Nós, da União da Juventude Socialista, afirmarmos que o lugar da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), é em todo lugar, inclusive dentro das universidades, e não mais, apenas, nos lugares destinados pelo machismo, pelo racismo, pela homofobia. A luta contra a homofobia ou qualquer forma de dominação/opressão, é uma luta por uma sociedade justa, igualitária, solidária, livre e democrática.

Fonte: Blog UJS Ceará