Evo Morales: Demanda marítima é um direito da Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, insistiu nesta quinta-feira (25) que o pedido para o Chile por uma saída para o Oceano Pacífico é um direito soberano dos bolivianos.

Durante uma atividade para entregar projetos do programa "Bolívia Muda, Evo Cumpre”, na cidade de Oruro, o mandatário realçou que “o mar não é um pedido, é nosso direito”. 

Leia também:
Bolívia recorre à Corte de Haia para obter saída para o mar

“Queremos retornar para o Pacífico com soberania”, destacou o mandatário, que elogiou o trabalho da equipe que se encarregou de elaborar a demanda apresentada na véspera na Corte Internacional de Justiça de Haia.

O presidente lembrou que “nas constituições do Chile estão definidos os limites, nos quais se adverte que a Bolívia tinha saída para o Oceano Pacífico”, ao referir-se a perda de 400 quilômetros de costa na guerra com o Chile, em 1879. 

Em 2011, o presidente boliviano Evo Morales anunciou a decisão de seu país de recorrer à Corte de Haia para exigir seu direito a uma saída para o mar, diante do fracasso de um diálogo bilateral entre La Paz e Santiago.

Com Prensa Latina