Historiador judeu diz que Israel é causa dos problemas palestinos

O historiador judeu Ilan Pappé afirmou que o regime de Israel é responsável pelos desastres que os palestinos vivem desde o ano de 1948 até o momento porque os seus direitos legítimos são usurpados.

Na opinião do historiador, a extensão dos assentamentos e a falta de uma pressão séria da comunidade internacional, especialmente os Estados Unidos, sobre Israel provoca a opressão continuada dos israelenses contra os palestinos, de acordo com relato divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Centro de Informação Palestina.

Durante um discurso na universidade Carolina de Praga, capital da República Checa, Pappé afirmou que o regime de Tel Aviv por meio da construção de assentamentos busca a ocupação completa dos territórios palestinos, depois de manifestar que o regresso dos palestinos a sua pátria é seu direito inalienável.

O intelectual acrescentou também que os assentamentos israelenses devoraram grande parte dos territórios palestinos e assim se torna impossível a formação de dois Estados e o retorno dos palestinos a sua pátria ocupada.

O discurso foi feito por convocação dos ativistas da Paz Justa no Oriente Médio, para rechaçar a oposição da República Checa na Organização das Nações Unidas (ONU) ao reconhecimento da Palestina como Estado livre e independente.

Em 29 de novembro passado, 138 nações votaram a favor do reconhecimento do Estado da Palestina na reunião da Assembleia Geral e nove votaram contra.

Hispan TV