Projeto que permite moradores trocar nomes de ruas é aprovado

O projeto de lei 380/10 foi apresentado por Jamil Murad quando era vereador e reapresentado pelo atual vereador comunista Orlando Silva.

Moradores de ruas com nomes de autoridades e políticos com histórico de desrespeito aos Direitos Humanos poderão solicitar a mudança de nomenclatura da via à Prefeitura de São Paulo. É o que prevê uma lei sancionada nesta quarta-feira, 24, pelo prefeito Fernando Haddad (PT), de autoria dos vereadores comunistas Orlando Silva e Jamil Murad, ambos do PCdoB.

Com base na nova lei, moradores podem fazer um abaixo-assinado para pedir a remoção do nome de uma via pública batizada com alguma liderança do regime militar, que vigorou no País entre 1964 e 1985. Há vários exemplos pela cidade, como o Elevado Costa e Silva. "Na Vila Leopoldina, temos uma rua que se chama Sérgio Fleury (delegado que virou símbolo da repressão do regime), e que muitos moradores gostariam de mudar", argumentou Silva.

Para Jamil Murad, “O Brasil regrediu durante a ditadura militar; muita gente perdeu sua vida ou a de seus familiares, sofreu perseguição e tortura. O povo foi às ruas e lutou para derrubá-la. Os agentes do regime não merecem ser homenageados”, defendeu o atual presidente do PCdoB de São Paulo. 

Por Ana Flávia Marx, com informações da Agência Estado.