Cinco Cubanos: René vai a Cuba para participar do velório do pai

O antiterrorista cubano René González, que está em liberdade condicional nos Estados Unidos após ser preso e julgado injustamente por ter se infiltrado, com outros quatro cubanos, em grupos terroristas de Miami para evitar atentados contra seu país, conseguiu permissão para ir a Cuba acompanhar a família durante o enterro de seu pai, Cándido González.

René González

De acordo com a nota oficial divulgada nesta sexta-feira (26) na imprensa, sua viagem a Cuba foi aprovada sob estritas condições pela juíza Joan Lenard, que desde o começo é responsável pelo caso dos Cinco.

René teve que entregar às autoridades o itinerário detalhado de sua estada em Cuba, dados sobre sua localização e informação de contatos no país. Além disso, deverá reportar-se telefonicamente com seu oficial probatório enquanto encontre-se em Cuba e regressar a Estados Unidos ao expirar o prazo fixado.

René deverá cumprir três anos de liberdade supervisionada, apesar de ter cumprido sua condenação. Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González foram detidos em 1998 por seguirem grupos terroristas na Flárida que planejavam ações contra Cuba. Os heróis receberam suas sentenças sem que se apresentassem provas das acusações imputadas.

Enquanto René cumpre a liberdade supervisionada, os outros quatro permanecem encarcerados com longas condenações, que incluem a de Hernández de duas prisões perpétuas mais 15 anos.

Com Prensa Latina