FAO elogia o “forte compromisso” do Brasil na luta contra a fome 

O Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, elogiou o “forte compromisso e apoio” do Brasil na luta contra a fome em uma reunião com o ministro Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência da República do Brasil. Os dois se reuniram durante a sessão do Conselho da FAO que aconteceu esta semana em Roma (Itália). A FAO é a entidade das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

FAO elogia “forte compromisso” do Brasil na luta contra a fome - Agência Brasil

O Brasil apoia os esforços da FAO para erradicar a fome, observou o ministro, citando o compromisso do seu próprio país em acabar com a pobreza e a fome, através do programa “Fome Zero” no Brasil, o programa de sucesso que Graziano da Silva dirigiu antes de se juntar à FAO.

As parcerias com o setor privado e a sociedade civil são os elementos-chave no atual “Brasil sem Miséria” da Presidenta Dilma Rousseff, um programa social que se baseia e leva adiante o Fome Zero.

“A verdadeira solidariedade não acontece entre os ricos e os pobres, mas sim quando todos partilham o que têm”, afirmou Carvalho, anunciando que na recente revisão da forma como as contribuições dos países membros são calculadas, o Brasil vai contribuir com mais 15 milhões de dólares para o orçamento regular da FAO durante o próximo biênio (2014-2015).

“Esse dinheiro não é um gasto, é um investimento”, declarou Carvalho. O Ministro também encorajou todos os países a incrementarem as suas contribuições voluntárias no âmbito da FAO.

Carvalho observou que Graziano tem conseguido grandes ganhos de eficiência e que o dinheiro será redirecionado para o financiamento de programas e atividades produtivas.

Graziano da Silva e Carvalho também discutiram a cooperação entre o Brasil e África e a participação do Instituto Lula e da União Africana na Reunião de Alto Nível que terá lugar em Adis Abeba, de 30 de junho a 1º de julho, e que vai enfocar as novas abordagens integradas para acabar com a fome em África.

O Ministro também fez referência ao Programa de Aquisição de Alimentos na África (PAA), uma iniciativa conjunta entre a FAO, o Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas (PMA), especialistas brasileiros e o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional. Este programa foi inspirado no sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos do Brasil e pelo programa Aquisição para o Progresso (P4P) uma iniciativa piloto do Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (PAM).

Da Redação em Brasília
Com informações da FAO