Global Times: terrorismo não abalará a estabilidade de Xinjiang

Quinze policiais e funcionários comunitários foram mortos num atentado terrorista, ocorrido na terça-feira (23), em Kashgar, na Região Uigur Autônoma de Xinjiang. O jornal chinês Global Times deu informações detalhadas sobre o caso e comentou que esse atentado não irá prejudicar a tranquilidade em Xinjiang.

Entre os 15 mortos, 10 são de etnia uigur, três de etnia han e dois de etnia mongol. Citando as palavras do diretor de comunicação de Xinjiang, Hou Hanming, o Global Times classificou o caso como um atentado terrorista.

"Os autores do crime eram de um grupo violento, tendo laços de sangue entre si, e algumas das vítimas eram vizinhos que moravam na mesma comunidade dos suspeitos" As vítimas talvez não esperassem que seriam mortos pelos próprios vizinhos, comentou o jornal.

O chamado Congresso Mundial da Juventude Uigur defendeu as ações dos terroristas logo depois da ocorrência do caso. Segundo o artigo, os que se congratularam com o sucedido, são as mesmas forças, e grupos rebeldes, que sempre foram hostis para com a China.

Eles querem provocar o caos em Xinjiang para impedir o desenvolvimento chinês, no entanto, a idéia terrorista não tem canal de propagação na China, apontou o Global Times.

O jornal admitiu que não foi eliminada a raiz que provocou o atentado terrorista em Xinjiang, mas disse que a comunidade chinesa está confiante na estabilidade da região.

Fonte: Rádio Internacional da China