China processa milhares de suspeitos por corrupção

Os procuradores da China trataram de 3.657 casos de corrupção e 1.481 casos envolvendo negligência de dever e violações de direitos durante o primeiro trimestre de 2013, anunciou neste sábado a Suprema Procuradoria Popular (SPP) do país.

Todas as violações já prejudicaram diretamente os interesses da população, de acordo com um comunicado da SPP, acrescentando que 5.102 pessoas e um valor total de 540 milhões de iuanes (US$ 87,5 milhões) foram envolvidos nos casos de corrupção e suborno.

No primeiro trimestre, 2.054 pessoas foram processadas por negligência de deveres ou violações aos direitos, incluindo cinco altos funcionários de nível municipal.

O comunicado da SPP disse que continuará a se concentrar nos tais casos que se relacionam diretamente com os interesses da população, nomeadamente nos setores de segurança de alimentos e medicamentos, agricultura, educação, emprego, seguro social, tratamento médico, habitação, meio ambiente, produção segura, segurança pública e imposição da lei.

Fonte: Rádio Internacional da China