Na ONU, economista classifica de "escândalo" bloqueio a Cuba 

O economista e escritor belga Marc Vandepitte qualificou de “escândalo” a persistência do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, e instou o presidente Barack Obama a levantar esta medida, rechaçada pelas Nações Unidas. Vandepitte deu uma entrevista à Prensa Latina em Genebra logo após uma conferência sobre a economia cubana no Palácio das Nações nesta quinta-feira (25).

 “O bloqueio tem um elevado custo para o pequeno país caribenho, porque afeta o comércio, os investimentos e as transações financeiras”.

Durante o evento, o especialista belga ofereceu uma panorâmica da situação de Cuba desde antes do triunfo da Revolução, suas relaciones com o campo socialista, o período especial até a etapa de atualização do modelo econômico e social que se leva a cabo nestes momentos.

Vandepitte explicou como apesar de ser um país bloqueado há mais de 50 anos, Cuba tem indicadores superiores aos de muitos países, inclusive de nações industrializadas, segundo dados oferecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e outras entidades internacionais.

O informe que Cuba apresentará no Exame Periódico Universal ante o Conselho de Direitos Humanos assinala que o país cumpriu grande parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Em 2012 a taxa de mortalidade infantil foi de 4,6 por cada mil nascidos vivos, a mais baixa da América Latina, e a materna foi de 21,5 por cada 100 mil, entre as menores a nível mundial.

A respeito do ensino, o país está em 14º em nível mundial, de acordo com o Índice de Desenvolvimento do programa Educação para Todos.

Estes resultados foram possíveis em Cuba apesar de o país estar sob o bloqueio, porque o governo prioriza o bem-estar da população, disse Vandepitte.

À conferencia na sede da ONU assistiram a embaixadora de Cuba ante os organismos internacionais com sede em Genebra, Anayansi Rodríguez, membros do corpo diplomático e delegações de um grande número de países representados na sede.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho