Cuba e Venezuela aprofundam aliança estratégica

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu neste sábado (27) seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, que realiza uma visita oficial para consolidar a aliança estratégica bilateral. Maduro chegou na sexta-feira, depois de anunciar em seu país uma nova etapa de cooperação com a ilha nos campos da saúde, educação e esportes, entre outros setores.

Antes de seu encontro com Raúl Castro, o mandatário venezuelano rendeu homenagem ao Herói Nacional cubano, José Martí, na Praça da Revolução.

Em breves declarações à es imprensa nacional e estrangeira, Maduro afirmou que a Revolução cubana foi um farol de dignidade, de independência e de socialismo para a região e o mundo.

Na noite deste sábado, Maduro comparece ao Palácio das Convenções de Havana, onde dirigentes de Cuba e da Venezuela assinam vários convênios no encerramento da 13ª Sessão da Comissão Intergovernamental.

Esse foro, instalado na sexta-feira, assegurou que ratificará o caminho da unidade entre ambos os países.

Cuba e Venezuela estão unidas por Simón Bolívar e José Martí em uma só causa, disse Maduro.

Maduro também informou aos jornalistas que manteve um encontro de cinco horas com o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro.

Falamos com Fidel Castro por cinco horas, durante as quais recordamos o comandante Hugo Chávez e que eles dois construíram esta relação que vai mais além de uma aliança estratégica, porque é uma relação entre irmãos, agregou.

Maduro qualificou o líder da Revolução cubana de "um gigante, que esteve vinculado às grandes causas da humanidade nos últimos 70 anos".

Prensa Latina