Não Alinhados propõem conferência pelo desarmamento nuclear

O representante permanente do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) e também presidente do Movimento Não Alinhado (MNA) na ONU, Mohamad Jazai, reiterou a necessidade de realizar a Conferência de Desarmamento das Armas Nucleares com a participação das autoridades dos países do mundo, na Aseembleia Geral da ONU.

Durante uma reunião mantida neste sábado (27) com o presidente da Assembleia Geral da ONU, Vuk Jeremić, Jazai instou por uma ampla coordenação e cuidado por parte da ONU para a realização dessa conferência a nível de chefes de Estado de todo o mundo.

Jazai, que estava acompanhado de embaixadores e representantes de países como Egito, Venezuela, Indonésia e Cuba, assim como especialistas em desarmamento nuclear, expressou sua esperança de que todos os órgãos da ONU apoiem a realização do mencionado evento e explicou algumas medidas necessárias que devem ser tomadas desde agora copm essa finalidade.

O presidente do Movimento Não Alinhado na ONU reiterou que apenas alguns países do mundo contam com arsenais nucleares, e destacou a importância e a necessidade de no mundo não existirem armas nucleares, em particular no Oriente Médio.

Tanto Jazai como os embaixadores e representantes que o acompanhavam reiteraram a necessidade e a importância que tem a realização da Conferência. Jazai defendeu que o Irã, país que está à frete da presidência de turno do Movimento Não Alinhado, fará tudo o que seja necessário para colaborar com a ONU para realizar esse evento.

Por sua parte, Jeremić agradeceu os esforços de Jazai e do Movimento Não Alinhado a repeito e reiterou sua disposição de colaborar para a realização do foro.

A Conferência de Desarmamento de Armas Nucleares, é uma iniciativa do Movimento Não Alinhado, aprovada pela Assembleia Geral da ONU e sua realização está prevista para setembro próximo em Nova York.

O Movimento busca conquistar um mundo sem armas nucleares.

Com  Blog da Resistência [www.zereinaldo.blog.br]  e Hispan TV