Relator da ONU diz que Israel põe Oriente Médio em perigo

O relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos territórios palestinos ocupados, Richard Falk, considera que as políticas adotadas pelo regime de Israel com armas nucleares puseram toda a região do Oriente Médio em perigo.

Segundo o titular da entidade internacional, o régime israelense “está criando políticas que são perigosas para ele próprio, assim como muito prejudiciais para a região.”

O relator da ONU também censurou o regime de Tel Aviv pela violação do direito internacional com o lançamento de guerras no Líbano e o bloqueio da Faixa de Gaza. Para ele, o uso da força por parte de Israel violou a soberania nacional de outros países em várias ocasiões, agregando que o regime de Israel é o único possuidor de armas nucleares no Oriente Médio.

Presume-se que o regime de Israel conta com entre 200 e 400 ogivas atômicas, sob uma política de ambiguidade nuclear, pois nunca negou nem confirmou sua posse de armas de destruição em massa.

Por outro lado, o regime de Tel Aviv nunca autorizou a inspeção internacional de nenhuma de suas instalações nucleares, e se negou a assinar firmar o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

O regime israelense também se negou a unir-se à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que limita seus membros apenas ao uso civil da tecnologia nuclear.

Hispan TV