A questão ambiental é tratar de Sobreania Nacional

I Conferência Estadual do Meio Ambiente do PCdoB acontece na capital.

A I Conferência Estadual do Meio Ambiente do PCdoB foi realizada em Teresina no último sábado (27). O evento teve por objetivo discutir os rumos da política ambiental defendida pelo Partido, elaborar as novas diretrizes e desdobramentos e eleger os delegados para a I Conferência Nacional de Meio Ambiente do PCdoB, que acontece entre os dias 18 e 19 de maio em Brasília.

O presidente do PCdoB Deputado Federal Osmar Júnior abriu a Conferência que reuniu prefeitos, vereadores e gestores municipais e estaduais. ”O debate sobre o meio ambiente é um componente fundamental nesse novo momento que o Brasil está passando. É uma temática que agora também é prioridade para o nosso programa de Partido e de suma importância para um modelo de política que nós defendemos para o Brasil.”, disse o Deputado.

O Secretário Estadual das Cidades Merlong Solano também esteve presente no evento e falou sobre os projetos desenvolvidos pela SECID no que diz respeito às políticas voltadas ao meio ambiente, mais precisamente o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Dalton Macambira conduziu os trabalhos da Conferência, mediando o debate com o Secretário Nacional do Meio Ambiente Aldo Arantes que falou como a questão ambiental está sendo discutida pelo partido. “É preciso conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento nacional, um processo extremamente importante para o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, combatendo a visão desenvolvimentista predatória, sem se apropriar da óptica santuarista e preservacionista de conter o crescimento do país, com uma visão de que as reservas naturais brasileiras têm que ser intocáveis.

Para o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Dalton Macambira, o PCdoB fortalece o debate sobre o meio ambiente e formula uma proposição para a área ambiental, em todos os estados estão havendo conferências como esta como parte de preparação não só para o nosso congresso interno, mas também uma preparação para a etapa nacional e estadual da 4ª Conferência do Meio Ambiente.

Ao final da Conferência foram eleitos os 10 delegados para a Conferência Nacional dás áreas institucional, juventude, movimento comunitário e movimento de mulheres.