BA: Audiência debate o edital do Empreendedorismo Negro

Amanhã (30/4), acontece uma audiência pública com os povos e as comunidades tradicionais de matriz africana para discutir o conteúdo do edital do Empreendedorismo Negro, a ser lançado ainda este ano, para fortalecer a geração de renda e trabalho para os afrodescendentes. O encontro será realizado às 9h, no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador. A iniciativa é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

Com a audiência, a secretaria espera receber diversas contribuições das entidades sociais organizadas que dialogam com as questões de economia solidária, raciais e de geração de renda. O edital tem como meta fomentar a produção e a comercialização de produtos de economia solidária com o cunho do associativismo e cooperativismo. Esta é mais uma ação do Vida Melhor, programa de inclusão sócioprodutiva que atua no fomento a empreendimentos individuais e familiares da economia informal.

Através do edital, serão selecionados e receberão apoio institucional e técnico-financeiro as propostas apresentadas por empreendimentos econômicos solidários que estabeleçam estratégias de desenvolvimento, fortalecimento e inclusão dos afro-brasileiros no processo produtivo estadual.

Pela legislação em vigor, é considerada patrimônio histórico e cultural de origem africana e afro-brasileira toda produção ou obra de natureza material e imaterial que tenha referência com a identidade, a ação, o modo de vida, memória dos povos que possuem essa origem.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro