Campanha "A Pátria de chuteiras" vai mobilizar brasileiros

A célebre frase do escritor e jornalista brasileiro, Nelson Rodrigues, “A Pátria de Chuteiras” é o mote da propaganda institucional do governo federal para a Copa do Mundo de 2014. A campanha de comunicação quer mobilizar os brasileiros para o envolvimento com essa paixão nacional.

O selo “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” foi criado a partir da união de dois dos elementos que mais caracterizam o Brasil – o verde e amarelo e o futebol -, o selo apresenta a imagem de brasileiros em ação, praticando o esporte que consagrou o país no mundo. A ilustração também visa transmitir a sensação de entusiasmo e união.

Outro elemento de identificação da campanha é a trilha sonora que tem por base a melodia da música “Na cadência do samba – Que bonito é” de Luiz Bandeira. Amplamente conhecida pelos brasileiros, a melodia resgata vínculos históricos e emocionais da trajetória do futebol arte. A aplicação de versões atualizadas da melodia em ações de comunicação do governo federal tem o propósito de agregar mais um elemento de significação junto aos brasileiros.

Da Redação em Brasília