DF vai comprar 18 ônibus elétricos novos
Veículos de alta tecnologia devem começar a circular em linhas do Plano Piloto no final do ano
Publicado 29/04/2013 09:42 | Editado 04/03/2020 16:39
A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) vai comprar 18 novos ônibus híbridos. Os veículos de tecnologia de ponta que funcionam com dois motores, sendo um elétrico e outro a diesel, vão circular, a princípio, em linhas no Plano Plano.
"Os novos ônibus chegam para atender a demanda da Copa do Mundo. Além de reduzirem a emissão de poluentes no meio ambiente, a frota verde diminui o impacto do transporte coletivo", detalha o presidente da TCB, Carlos Alberto Kock.
A estatal de transportes do governo do Distrito Federal não descarta, contudo, utilizar parte dos veículos em linhas de outras regiões administrativas.
Os ônibus custarão R$ 19,7 milhões. A compra será possibilitada por meio de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A TCB deverá fazer uma licitação para adquirir os coletivos híbridos. Os veículos, que devem chegar a Brasília e começar a circular no fim do ano, serão fabricados no Brasil com alguns equipamentos e peças importadas. Cidades como Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo já incorporaram veículos semelhantes no transporte público.
Capacidade
Além de ter um motor elétrico, os ônibus híbridos têm câmbio automático e ar condicionado elétrico. Cada veículo tem capacidade para transportar de 35 a 40 passageiros, incluindo portadores de necessidades especiais.
O veículo funciona com um moderno sistema de geração de energia sinérgica, igual ao utilizado na Fórmula 1. O motor elétrico do ônibus acumula a energia gerada nas frenagens para ser usada quando o veículo é acelerado.