Corte de Haia aceita demanda marítima da Bolívia 

A Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia comunicou nesta terça-feira (30) à Bolívia que aceita a demanda marítima contra o Chile, dando início ao processo legal e avaliação dos argumentos, informou o chanceler David Choquehuanca.

Em coletiva de imprensa, o ministro anunciou também que a CIJ notificou o Chile sobre o início do litígio e reiterou a vontade de seu país de não prejudicar as relações bilaterais com a nação vizinha por causa desse processo.


Leia também:

Bolívia recorre à Corte de Haia para obter saída para o mar

Choquehuanca manifestou que a Corte qualificou a demanda boliviana de impecável e demonstrou estar confiante que a resolução do conflito será favorável a seu país.

Por sua vez, o embaixador designado para levar o caso perante Haia, Eduardo Rodríguez Veltzé, indicou que a Corte aceitou também suas credenciais como agente pela parte boliviana e comunicou formalmente o início do processo."Fez-se conhecer de maneira imediata [a demanda] através da via diplomática da Corte com a República do Chile", explicou.

Segundo o funcionário público, as delegações dos dois países a Haia se reunirão dentro de um mês na sede do órgão internacional para apresentar provas em torno do diferendo.O governo boliviano apresentou na semana passada uma demanda ao Chile perante a CIJ com o objetivo de negociar a devolução dos territórios na costa do Pacífico.

Em 2011, o presidente Evo Morales anunciou a decisão de seu país de ir à Corte para exigir seu direito a uma saída soberana ao mar, perante o fracasso de um diálogo bilateral entre La Paz e Santiago.

A Bolívia exige do Chile a devolução de seus portos, perdidos em uma guerra de 1879, quando o país transandino perdeu todo seu litoral: 400 quilômetros de costa e 120 mil quilômetros quadrados de territórios ricos em recursos minerais.

Fonte: Prensa Latina