Centrais promovem tradicional ato na Praça Campos de Bagatelle

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), juntamente com as demais centrais sindicais realizam a tradicional manifestação conjunta neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, na capital paulista. Ato político, shows e sorteios ocorrem desde o período da manhã, na Praça Campos de Bagatelle, Zona Norte da cidade.


Praça Campos de Bagatelle / foto: Júlio Costa/Futura Press

Entre as centrais presentes estão União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central e Força Sindical.

Já a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove ato no Vale do Anhangabaú, região central, que deve se estender até o início da noite.

Na Zona Norte são esperadas as presenças do governador Geraldo Alckmin, do prefeito da capital, Fernando Haddad, dos ministros do Trabalho e do Esporte, Manoel Dias e Aldo Rebelo. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, deve representar a presidente Dilma Rousseff.

Para a festa, estão previstos shows das duplas Fernando & Sorocaba, Bruno & Marrone, Zezé Di Camargo & Luciano, João Neto & Frederico, da dupla de palhaços Patati & Patatá e também do Art Popular, Belo e Restart.

Na festa da CUT, o ato político ocorre durante a tarde e tem presenças confirmadas também do ministro Manoel Dias, de Gilberto Carvalho e do vereador Celso Jatene (PTB), secretário Municipal de Esportes. O prefeito Fernando Haddad também participa. Fazem show Fernando & Sorocaba, Belo, Mumuzinho, João Neto & Frederico, Art Popular, Victor e Matheus, João Lucas & Marcelo, Turma do Pagode, Leonardo, Oswaldo Montenegro e Alceu Valença.

A CUT realiza também um evento na zona sul da capital, em Cidade Dutra, no Parque das Árvores, com o tema Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. As atividades começaram às 9h com prestação de serviços de saúde, beleza, cidadania, educação e previdência social, além de parque infantil, praça de alimentação, exibição de curtas metragens nacionais e shows de Renê Sobral com Almir Guineto e Reinaldo, Planta & Raiz e Di Melo, com participação especial de Emicida. Haverá também um casamento coletivo para celebrar a união de dezenas de casais da região.

Bandeiras de luta

Anualmente, as centrais apresentam uma pauta com suas bandeiras de luta. Em 2013, cada um dos itens vem respaldado pela comemoração dos 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas, histórica conquista da classe trabalhadora brasileira:

• Jornada de 40 horas semanais sem redução de salários
• Fim do fator previdenciário
• Reforma Agrária
• Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres
• Política de valorização dos aposentados
• 10% do PIB para Educação
• 10% do Orçamento para Saúde
• Correção da Tabela do Imposto de Renda
• Ratificação da Convenção 158 da OIT
• Regulamentação da Convenção 151 da OIT
• Ampliação do Investimento Público

Com informações do UOL e CTB