Alterada a programação do Seminário nacional do PCdoB

A abertura do Seminário “Balanço de uma década de governo democrático e as bases de uma nova arrancada para o desenvolvimento”, prevista originalmente para sexta-feira (3), às 19 horas, foi transferida para às 9 horas do sábado (4). Na ocasião, participam da mesa os presidentes do PCdoB, Renato Rabelo, da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro e do PCdoB de São Paulo, vereador Orlando Silva.

O encontro é organizado pela Fundação Mauricio Grabois e pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e terá como palestrantes, lideranças do PCdoB, dirigentes de partidos aliados e intelectuais progressistas.

O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro informou ao Vermelho que já estão confirmados a participação de delegados, e delegadas, oriundos das 27 unidades da federação e a previsão é de receber 500 pessoas, entre elas, quadros, militantes e amigos do PCdoB. 

A Fundação informou ainda que este Seminário terá a exibição ao vivo, pela internet, por meio do linque que estará disponível no Portal Vermelho e da Fundação no sábado (4) e domingo (5).

Ano congressual

O evento tem o objetivo de subsidiar os debates do processo congressual, já que em novembro de 2013, o PCdoB realizará seu 13º Congresso nacional.

A expectativa é que o seminário contribua com uma análise multilateral dos dez anos – 2003 a 2013 – de governo democrático exercido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, agora, pela presidenta Dilma Rousseff, com análises das mudanças políticas, econômicas, sociais e geopolíticas alcançadas no período. Os êxitos e realizações do governo, assim como os equívocos e limites resultantes do nível da luta política empreendida será pauta do debate.

O econtro irá colaborar ainda com o esforço de reflexão das forças avançadas do país sobre caminhos e rumos para o Brasil no contexto da crise estrutural e sistêmica do capitalismo.

Segue abaixo a programação completa do evento:

Sábado (4)
9h: Ato político de abertura do seminário
10h: Mesa 1 – DEMOCRACIA, SOBERANIA NACIONAL E
INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
Debatedores: Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); Aldo Rebelo,
ministro do Esporte; embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
Coordenação: Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo

14h: Mesa 2 – DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO SOCIAL
Debatedores: Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV; Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB; Luciana Santos, deputada federal (PCdoB-PE)
Coordenação: Dilermando Toni, economista

Domingo (5)
9h: MESA 3 – COM BASE NAS REALIZAÇÕES E LIÇÕES DO DECÊNIO,
QUAL A PERSPECTIVA PARA O PAÍS?
Debatedores: Renato Rabelo, presidente do PCdoB; Rui Falcão, presidente do PT; Roberto Amaral, vice-presidente do PSB; Carlos Lupi, presidente do PDT
Coordenação: Manuela D’Ávila, deputada federal pelo PCdoB-RS

14h: Mesa 4 – BALANÇO E TENDÊNCIAS DA CRISE CAPITALISTA,
DA GEOPOLÍTICA E DA NOVA LUTA PELO SOCIALISMO
Debatedores: Renildo Souza, professor de economia da UFBA; Luis Fernandes, cientista político e professor da PUC-RJ e da UFRJ; Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor da Unicamp; e Ricardo Abreu, economista, secretário de Relações Internacionais do PCdoB
Coordenação: A. Sérgio Barroso, diretor da Fundação Maurício Grabois

Da redação do Vermelho