Termina instalação do gramado do Mané Garrincha

O tapete verde que vai receber os maiores astros do futebol durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014 já está estendido.

A instalação do gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi concluída nesta terça-feira , por volta das 22h. Em apenas três dias, os rolos de 1,2m por 15m tomaram o centro da arena multiuso, um dos principais legados dos megaeventos para a capital do país.

Cultivada em uma fazenda no município de Neópolis, em Sergipe, a grama foi transportada em 18 carretas refrigeradas e chegou a Brasília no sábado (27). O trabalho começou imediatamente e terminou ontem. “Essa é mais uma etapa fundamental para o estádio, cumprida com responsabilidade e com a mesma excelência aplicada em toda a nossa arena”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

Nos próximos dias, o gramado passará por uma fase intensa de adubação e irrigação para fixação de raízes e o crescimento das folhas. Toda a manutenção será feita por profissionais especializados. A bola só vai rolar no novo Mané Garrincha na final do Candangão, o primeiro evento-teste da arena, em 18 de maio. O intervalo será suficiente para garantir a qualidade do gramado, que, segundo previsões técnicas, precisa de 10 dias de maturação.

“Todo o processo foi realizado sobre uma área totalmente nivelada, com toda drenagem, solo compactado e irrigação prontos. Agora, teremos mais de 15 dias entre a aplicação e a utilização da grama”, explicou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro. “Esse campo só vai trazer alegria para o povo brasileiro e para os brasilienses”, garantiu.

Padrão de qualidade 

Cerca de 60 operários trabalharam em todo o processo, desde a preparação da drenagem do campo à instalação da grama, da espécie bermuda celebration – a mesma cultivada no estádio Camp Nou, em Barcelona. O plantio e a manutenção do gramado foi acompanhado de perto pela Green Leaf, empresa especializada em campos de grama natural.

A previsão é que as traves da arena cheguem a Brasília na próxima semana. No entanto, antes da colocação dos equipamentos, serão realizados testes dos placares, do som e da iluminação. Além da partida final do Campeonato Brasiliense, em 18 de maio, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha receberá o primeiro jogo do Brasileirão, entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio.

Os eventos servirão para testar a estrutura da arena multiuso, que sediará a abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, em 15 de junho, e o número máximo de jogos da Copa do Mundo de 2014 – sete ao todo. Durante o Mundial de 2014, a capital federal receberá, no mínimo, um jogo da Seleção Brasileira, confirmado para a primeira fase.