Venezuela: Governo divulga imagens da violência na Assembleia

O governo venezuelano veiculou, nesta quarta-feira (2), em rede nacional, imagens dos atos violentos ocorridos na Assembleia Nacional nesta terça-feira (1º), quando deputados se confrontaram fisicamente durante sessão. O presidente Nicolás Maduro repudiou fortemente o ato. “Não estamos de acordo com a violência (…) isso não deve se repetir”, disse o mandatário que garantiu que o presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, tomará as medidas necessárias para evitar fatos como este.

violência Venezuela - AVN

As imagens dos deputados da oposição feridos tiveram repercussão internacional. O vídeo apresentado pelo governo, no entanto, evidencia a provocação feita pelos deputados opositores que tentaram impedir a sessão que debatia a aprovação de créditos adicionais, com apitos e buzinas. Um grupo chegou a exibir um cartaz com os dizeres “Golpe no Parlamento”.

Acompanhe o especial do Portal Vermelho sobre as Eleições da Venezuela

O vídeo mostra também o deputado do partido de ultradireita Primero Justicia, Richard Arteaga, jogando cadeiras contra outros parlamentares. Para o historiador e sociólogo Vladimir Acosta, em entrevista à VTV, a oposição tenta manter um clima de confronto político, instabilidade e crise permanente para desconhecer, debilitar e impedir que se solidifique a liderança do presidente da República. Para o intelectual, segue havendo um golpe de Estado em marcha, evidenciado desde os atos iniciados em 15 de abril.

Os deputados opositores se negam a reconhecer Maduro como presidente legítimo. Em retaliação, a bancada do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) na Assembleia Nacional anunciou que os deputados oposicionistas não terão direito de palavra enquanto mantiverem esta posição. Também tiveram o pagamento do salário suspenso.

Veja o vídeo divulgado pelo governo:

Da Redação do Vermelho,
com agências internacionais