Cúpula da Petrocaribe se reúne na Venezuela

Delegações de 19 países serão recebidas neste sábado (4), em Caracas para a instalação formal da 7ª Cúpula de chefes de Estado e governo da Petrocaribe, cujo eixo central será o debate de temas econômicos e integração regional.

A jornalista da TeleSur, Adriana Sívori, informou que a cúpula ocorrerá no sábado (4) e domingo (5) e relatou que iniciará um encontro de ministros que será concluída com uma declaração que será enviada para os chefes de Estado, ela disse ainda que os presidentes irão para o Quartel da Montanha para homenagearem Hugo Chávez.

A Petrocaribe agrupa Antigua e Barbuda, Bahamas, Belice, Cuba, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, San Cristóbal e Nieves, Santa Lucía, San Vicente e Granadinas, Suriname e Venezuela.

No encontro participarão como países convidados Bolívia, Guatemala e Equador. A cúpula foi convocada em 26 de abril, quando o chanceler venezuelano, Elías Jaua, indicou que o convite não era somente para os países membros da Petrocaribe, mas para todos os observadores, com a finalidade de seguir fortalecendo os mecanismos de integração e as alternativas de comércio regional.

A Petrocaribe – organismo de integração que busca facilitar o acesso ao petróleo para todos os países caribenhos – anunciou em janeiro sua proposta de criar uma zona econômica própria que, baseada na igualdade de oportunidades, possa estender-se para a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Com TeleSur