Países amazônicos acordam fortalecer cooperação regional

Os representantes dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) acordaram ampliar e fortalecer o processo de cooperação regional para promover o desenvolvimento harmônico e integral da região.

Chanceleres e representantes da Colômbia, Peru, Brasil, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname e Equador assinaram a Declaração de El Coca, com a qual se comprometeram a apoiar iniciativas como as apresentadas pelo país sede da reunião e o estabelecimento do Observatório Regional Amazônico.

Este Observatório será um fórum permanente que reúne instituições e autoridades vinculadas ao estudo da Amazônia, um centro de referência da informação regional em biodiversidade, recursos naturais e sócia-diversidade da região.

Para viabilizar seu funcionamento, contará com um regulamento a ser considerado em Reunião de um Grupo de Trabalho Especial sobre o Observatório Regional, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho, em Quito.

Na Declaração de El Coca se destaca a coordenação de políticas e estratégias conjuntas para proteger o território amazônico, assim como o desenvolvimento de ferramentas para fortalecer os direitos dos povos indígenas sobre seus conhecimentos tradicionais.

Ao mesmo tempo, os países assinantes propõem facilitar o processo de coordenação entre a OTCA, a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), a União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Comunidade Andina, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Caricom.

As propostas equatorianas sobre as Emissões Netas Evitadas e os Direitos da Natureza tiveram boa acolhida e os participantes concordaram também em conformar um Grupo de Trabalho para compartilhar e aperfeiçoar a proposta e promover nos países membros.

Fonte: Prensa Latina