Aeroporto JK ganhará maior importância

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, pela sua localização geográfica, é o maior hub (concentrador de voos) do Brasil.

Com a ampliação e as reformas que estão em andamento, que devem ficar prontas até o início da Copa do Mundo FIFA 2014, a meta é fazer da cidade o hub da América do Sul. "Achamos que vai se realizar", aposta José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho de Administração da Inframerica, consórcio responsável pela gestão do aeroporto.

A aposta de Sobrinho passa pelo bom momento da economia brasileira. "O motor industrial sul-americano é o Brasil. O País tem agricultura, pecuária, indústrias fortes e está sediando grandes eventos. E isso pulsa em Brasília, o Brasil pulsa em Brasília, por isso vamos criar e ampliar a infraestrutura aeroportuária para que essa capital viva em sua plenitude".

Até a Copa do Mundo de 2014, o aeroporto Juscelino Kubitschek estará mais moderno, amplo e oferecerá novos serviços. O local ganhará 50 novas lojas, uma Sala Vip, dois terminais serão reformados e um novo construído, e vai criar serviços na região ao redor que não existem em outras capitais.

Segundo o governador Agnelo Queiroz, os investimentos que estão sendo realizados no Aeroporto JK, são fundamentais para o crescimento econômico de Brasília. "Hoje somos o terceiro aeroporto do Brasil. A meta é nos tornarmos no maior Hub nacional e, também internacional, gerando mais emprego e renda para a nossa população", des tacou.

O governador lembrou que Brasília será uma das principais sedes da Copa do Mundo, com o maior número de jogos, sete no total. Irá receber muitos turistas nacionais e estrangeiros e que, a ampliação e modernização do aeroporto, uma obra de responsabilidade do consórcio, não do Governo do Distrito Federal, irá abrigar todo esse fluxo de turista.

Segurança

Com a ampliação o Aeroporto JK, o consórcio que já emprega cerca de 600 operários na obra, aumentará sua capacidade anual de passageiro de 16 milhões para 20 milhões, até a Copa, chegando a 41 milhões na fase final da concessão. Mas os investimentos não se concentram somente na infraestrutura. A segurança no terminal tem recebido atenção especial no projeto. Das bagagens aos usuários, tudo e todos serão monitorados por mais de mil câmaras em todo o perímetro do aeroporto durante 24 horas por dia.

Durante a disputa dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo a Polícia Federal será a responsável pela coordenação e supervisão das atividades de Segurança da Aviação Civil. Nas áreas publicas a segurança será intensificada com o apoio da Polícia Militar e haverá elevação do nível de segurança com a intensificação dos procedimentos de controle de acesso e inspeção de bagagens.

Para garantir uma maior segurança o consócio adquiriu cinco novos carros de bombeiro e para evitar apagões a parte elétrica já foi reforçada. "Instalamos uma linha exclusiva com capacidade de 13,8KV, que em breve será reforçada com a linha de 138KV da CEB", afirmou Sobrinho.