Formação Sindical é prioridade para a CTB/PB 

 Dando sequência à implementação de seu planejamento situacional, a CTB da Paraíba, realizou, neste fim de semana, mais curso de formação, desta feita, voltado para a gsetão sindical.

Alunos do curso de formação em frente ao SINTESPB na UFPB - CTB PB

A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou no último final de semana (4 e 5 de maio) em João Pessoa mais um curso de formação sindical, que teve a participação de 72 sindicalistas de todas as regiões no Estado, sendo 33 mulheres e 39 homens.
O Curso sobre Gestão Sindical, primeira etapa, aconteceu no Auditório do SINTESPB, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, contando com quatro temas: Oratória, ministrado pelo Professor, advogado Psicopedagogo, Ricardo Ortiz; Direitos Trabalhistas e Sindicais, pelo Advogado e professor, Cândido Antonio de Sousa Filho e no domingo, a Formação Político-Sindical pelo professor Augusto Petta e a Importância do PES – Planejamento Estratégico Situacional pela Professora Liliane Lima (Lili) do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho.
Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, a menina dos olhos de qualquer entidade sindical é a formação e por esse motivo a Central vem investindo forte na formação, chegando a constituir uma comissão estadual para trabalhar as entidades filiadas. “Sindicalista que não se forma, se deforma e temos insistido nessa tese para que as nossas lideranças sindicais não caiam nessa situação”, frisou Gonçalves.
A CTB/PB, tem priorizado desde o início a formação sindical e tentando ampliar para as entidades filiadas, que chegam hoje a mais de cem em todo o estado. O curso foi direcionado para as novas lideranças do movimento sindical, tendo participado muitos jovens, mulheres, que estão entrando agora nos sindicatos. “Tivemos uma presença marcante da juventude de sindicatos de servidores municipais e trabalhadores rurais, como também um grande número de mulheres”, destacou Carminha Soares, presidente da FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba.
A CTB/PB realizará seu Congresso Estadual nos dias 7 e 8 de junho de 2013 na cidade de Patos, no sertão paraibano e já foi definida a data para o Planejamento Estratégico Situacional com a nova diretoria e conselho fiscal, eleitos, para os dias 3 e 4 de agosto em João Pessoa.
Fonte: CTB/PB.