Palestra de Aldo Arantes, hoje, no PCdoB-DF

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente, Aldo Arantes, fará hoje, às 19 horas, palestra preparatória da Conferência de Meio Ambiente do PCdoB. O PCdoB-DF fica no SDS ed. Venâncio Júnior, sala 201 

Palestra de Aldo Arantes, hoje, no PCdoB-DF

Aldo, que também é secretário nacional de Meio Ambiente do Partido Comunista do Brasil, abordará os desafios que estão colocados para que o Brasil avance seu desenvolvimento econômico preservando a natureza. Apresentará também as diretrizes para a implementação da política ambiental do PCdoB, que são as que seguem:
1.Realizar Seminários nos estados e municípios visando debater a política ambiental do partido e formular as respectivas plataformas de lutas.
2.Definir responsáveis, nos comitês estaduais e municipais, pela frente da luta ambiental. Criar, onde for possível, secretarias de meio ambiente.
3.Construir, com os movimentos sociais e amigos, uma corrente de pensamento em torno da Política Ambiental do PCdoB, em particular, entre a juventude e os trabalhadores.
4.Realizar debates nas universidades e movimentos sociais sobre a política ambiental do PCdoB.
5.Fortalecer politicamente o Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA). Criar núcleos nos estados e municípios e aglutinar amigos do partido e lutadores da causa ambiental. Divulgar o site do INMA (www.inma.org.br).
6.Participar dos comitês de bacias hidrográficas e lutar pelo seu fortalecimento.
7.Fomentar a capacitação de quadros sobre a questão ambiental no partido e o debate sobre temas ambientalmente polêmicos. Para isto utilizar, entre outras formas, os textos recomendados nos Estudos Estratégicos sobre o Meio Ambiente.
8.O debate ambiental deve envolver todas as áreas nas quais o Partido exerce influência: juventude, sindicalistas, mulheres, profissionais de saúde e sanitaristas, movimento negro e movimento comunitário.
9.Estimular a participação dos militantes e amigos nos órgãos de gestão ambiental.
10. Estimular a criação de coletivos ou comissões de meio ambiente nos sindicatos, entidades estudantis e outras entidades sociais.
11.Criar assessorias parlamentares nos gabinetes dos parlamentares do partido voltadas para o meio ambiente. Realizar intercâmbio de iniciativas legislativas no terreno ambiental