Angola tem importante crescimento e diversificação econômica

A Angola registrou um notável crescimento do Produto Interno Bruto nos últimos anos, o que se evidencia pela média alcançada neste indicador, de 8,8% de crescimento desde 2006 até 2012, de acordo com declarações dadas por uma fonte governamental nesta quarta-feira (8), a secretária de Estado do Ministério da Economia, Laura Alcântara.

A secretária informou, em declarações à imprensa, que neste auge incidem, entre outros setores, o petrolífero, que representa 96% das exportações deste país do oeste africano.

Com o objetivo de deixar de depende quase exclusivamente das vendas de hidrocarbonetos e diamantes, o governo angolano projeta a diversificação econômica, mediante o desenvolvimento de ramos como a agricultura, a pesca e a indústria.

Laura ressaltou, por outro lado, que o elevado crescimento da economia angolana permite manter a estabilidade nos principais indicadores macroeconômicos, como o da inflação, que abaixou para 9,2% em 2012.

A Angola, segundo país petrolífero na África, depois da Nigéria, impulsiona diversos programas, entre eles as Zonas Econômicas Especiais, como a que compartem as províncias de Luanda e Bengo, que têm como principal objetivo o impulso da diversificação industrial e aumentar fontes de emprego.

Com Prensa Latina