Países africanos criarão fundo comum para desenvolver turismo

Os ministros de Hotelaria e Turismo dos cinco países membros do projeto Okavango Zambeze se reuniram na província angolana de Cuando Cubango para a criação de um fundo comum destinado ao desenvolvimento do projeto internacional.

Segundo fontes ministeriais, os representantes do setor hoteleiro e turístico de Angola, Zâmbia, Namíbia, Botsuana e Zimbábue, avaliarão na próxima quarta-feira (7) também a realização de tarefas planejadas no encontro anterior.

Revelou-se que a parte angolana é a que apresenta mais atrasos na aplicação do projeto turístico, devido ao cruel conflito armado que o país viveu até seu encerramento, em 2002.

João Baptista Gime, um dos coordenadores da Comissão Executiva do projeto Okavango Zambeze, afirmou que nesta ocasião será examinada a marcha do processo de retirada de minas de guerra que estão nas áreas destinadas ao turismo.

A agenda prevista contempla uma visita dos ministros de turismo ao memorial da Batalha de Cuito Cuanavale, consagrado aos combatentes internacionalistas cubanos e angolanos.

Fruto da colaboração e integração regional na África Austral, o projeto Okavango Zambeze abarca uma extensão de 278 mil quilômetros quadrados, con rica biodiversidade e numerosas atrações turísticas.

Fonte: Prensa Latina