Defesa da China protesta contra relatório publicado pelos EUA

O Departamento de Defesa dos EUA entregou na terça-feira (7) ao congresso do país um relatório sobre o desenvolvimento militar e a estratégia de segurança chineses, em 2013. No documento, os norte-americanos condenaram mais uma vez a "ameaça militar" da China e os "segredos mantidos" pelo exército chinês, criticando as ações justas do país na defesa da soberania.

Porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Geng Yansheng - Xinhua

O relatório publicado anualmente, e intitulado "Desenvolvimento Militar e de Segurança da República Popular da China 2013", lança também suspeitas sobre a estratégia nacional e a política de defesa nacional da China.

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, Geng Yansheng, expressou a forte insatisfação do lado chinês. O país asiático contesta com firmeza a publicação deste relatório.

Geng Yansheng apontou que a China insiste no caminho do desenvolvimento pacífico, e cumprirá com uma política de construção de defesa nacional.

O aumento do investimento do país neste sector tem a finalidade única de proteger a soberania, a segurança e a integridade territorial. A China argumenta que esse é um direito indiscutível de um estado soberano.

Nos últimos anos, os EUA investiram muito no desenvolvimento de armamento de última geração e criaram elementos militares específicos para atuarem na área virtual. Ações destacadas por toda a comunidade internacional. A China considera que os EUA não têm o direito de criticar a política de defesa nacional chinesa.

Geng enfatizou ainda que a relação entre os dois lados do Estreito de Taiwan obteve grandes progressos, permitindo uma nova conjuntura para o desenvolvimento pacífico, preservando as boas relações com a região de Taiwan.

Neste contexto, os EUA propagaram a idéia de uma ameaça militar da parte continental da China à região de Taiwan, com o objetivo de prejudicar as relações entre os dois lados e estimular a venda de armas a Taiwan. A China contesta fortemente a postura norte-americana.

Fonte: Rádio Internacional da China