Obama começa giro pelos estados para promover agenda

O presidente estadunidense, Barack Obama, começou nesta quinta-feira em Austin, Texas (sudoeste) uma viagem por vários estados para promover o programa de governo de seu segundo mandato, informou a Casa Branca.

Durante a estadia na cidade, de forte tradição republicana, o mandatário tentará encontrar apoio para pressionar uma agenda ao Congresso que inclui um projeto de lei de imigração importante e um novo plano de redução da dívida, que pretende impor maiores impostos aos ricos.

Batizada pelo governo como "Middle Class Jobs and Opportunity Tour", a viagem do mandatário inclui uma visita a uma escola secundária, e conversas com os líderes das indústrias de alta tecnologia da cidade.

No Congresso, o plano econômico de Obama e sua política de emprego enfrentam forte resistência, especialmente do presidente da Câmara de representates John Boehner, republicano de Ohio, que o acusa de tentar resgatar a economia com programas que implicam grandes despesas, afastados da suposta austeridade que propõe a oposição.

Em relação à política da Casa Branca, um artigo publicado recentemente pelo site Global Research aborda o efeito negativo que ela traz para os trabalhadores do país, principalmente o chamado 'sequestro de fundos'.

Explica também que os bilhões de dólares retirados da Seguridade Social, do Medicare e de outros programas sociais que o presidente Obama promove, mostram que as políticas econômicas dos dois grandes partidos não têm o objetivo de promover uma recuperação para o povo trabalhador.

A publicação critica estas medidas, por exemplo, o fechamento de 54 escolas públicas, segundo proposto, sacrificadas no altar da austeridade em Chicago.

A Casa Branca não anunciou ainda os outros lugares para onde irá Obama em sua campanha.

Fonte: Prensa Latina