Mais de 109 mil convocados para receber 1ª moradia

A quantidade de convocados pelo programa habitacional do DF (Morar Bem) chegou a quase 110 mil hoje, com a chamada de mais 14.187 inscritos, conforme anunciou o governador Agnelo Queiroz.

“Essa quantidade de convocações demonstra a celeridade que estamos dando ao programa para entregar moradia às pessoas que não a receberam e precisam”, enfatizou o governador.
Segundo o chefe do Executivo local, as casas ou apartamentos serão entregues com escrituras em nome do beneficiário e em locais com infraestrutura, o que inclui ruas asfaltadas, água encanada e rede de energia elétrica.
Os contemplados serão informados por cartas enviadas para as residências ou, se preferirem, poderão consultar os nomes a partir de amanhã no site do programa Morar Bem: www.morarbem.df.gov.br.

Caso o nome esteja na relação, é necessário comparecer ao Núcleo de Atendimento da Codhab, conforme o calendário, para comprovar os dados declarados no cadastro, entre eles, renda mensal de até R$ 8.136 reais; nunca ter tido imóvel no DF e ter residido no Distrito Federal nos últimos cinco anos. Na ocasião, também será feita a escolha da cidade que deseja habitar.
Com a legitimação dos dados, os documentos serão enviados às instituições financeiras conveniadas para análise de crédito e formalização do contrato do financiamento. Após aprovação, o GDF entregará às pessoas a sua primeira moradia no DF em um prazo previsto de 8 a 12 meses.

META –

O objetivo do GDF é lançar, até 2014, 100 mil oportunidades habitacionais de interesse social à população. Até agora, o número chegou a 85 mil com o lançamento de editais para Samambaia, Gama, Santa Maria, Sobradinho, Recanto das Emas, Paranoá, Riacho Fundo II, Itapoã e Planaltina, além de Jardins Mangueiral e Riacho Fundo II 4ª Etapa.
As moradias no Setor Habitacional Jardins Mangueiral, com 8 mil residências e 3.612 entregues; no Riacho Fundo II (AMMVS), 5.133 unidades da quarta etapa e 5.904 no Riacho Parque; em Santa Maria, 168 moradias e; no Paranoá Parque, 6.240 estão em obras.

BALANÇO –

Desde o início do programa, em 2011, mais de 94,713 mil inscritos haviam sido convocados e, agora, esse número sobe para 108,9 mil. Dos chamados anteriormente, 36.575 mil estão aprovados e receberão os imóveis.

Entre os candidatos de hoje, 10 mil são da Relação de Inscrição Individual. O grupo de pessoas com deficiência foi o segundo mais beneficiado e representa 8,89% da lista ou 889 inscritos. Em seguida, estão os idosos, com 4,66% ou 466 candidatos; e, depois, estão as famílias.

Os outros 4.187 são oriundos da Relação de Inscrição por Entidade, ou seja, daqueles que estão vinculados a alguma associação ou cooperativa. Desse total, 3,39% ou 142 são pessoas com deficiência e 0,33 são pessoas idosas.