PCdoB: Biografia de João Amazonas será lançada em Fortaleza

A Fundação Maurício Grabois em parceria com a Editora Anita Garibaldi, Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou, Associação 64/68 Anistia, o Comitê Estadual da Verdade e Os Desaparecidos Políticos, realiza na próxima segunda-feira (13), o lançamento do livro “Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas”, de Augusto Buonicore. O evento acontecerá no auditório da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a partir das 19h.

O livro narra a trajetória de um dos mais atuantes líderes das forças progressistas do Brasil, revela o lado político e o pessoal do líder comunista, que foi construtor e ideólogo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Benedito Bizerril, membro da Fundação Maurício Grabois no Ceará, destaca a importância de mais este lançamento realizado pela instituição no Ceará. “Os títulos que estamos promovendo contam a trajetória de lideranças expressivas do movimento político do país, notadamente de dirigentes comunistas que participaram ativamente da história recente do Brasil, mais precisamente da década de 30 até os anos 90. Dentre eles destacamos a biografia sobre João Amazonas”.

Para o comunista, recontar a vida desses personagens é contar a história do Brasil e do PCdoB. “Conhecer a história de vida e de luta de João Amazonas, um dos principais ideólogos do Partido Comunista do Brasil é perceber que sua trajetória se confunde com a história de lutas políticas e sociais ocorridas no país durante este longo percurso”, ratifica.

Bizerril enaltece a atuação de Amazonas para conquistas importantes no páis. “Ele se destaca neste cenário político nacional pela sua capacidade de aglutinar em torno de bandeiras amplas forças políticas diversas da sociedade brasileira em defesa da democracia, da soberania nacional e do desenvolvimento do país”.

Mais sobre João Amazonas

João Amazonas de Souza Pedroso nasceu em 1º de janeiro de 1912, em Belém (PA), e faleceu em 27 de maio de 2002, em São Paulo. Foi um teórico marxista, político revolucionário, guerrilheiro do Araguaia e líder do PCdoB.

Outros lançamentos

Além da biografia de João Amazonas, Benedito Bizerril destaca que a Fundação Maurício Grabois já tem agendado mais um lançamento importante de biografia no Ceará. Em junho, no dia 6, será lançado o livro "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", de Maria Prestes, viúva do Cavaleiro da Esperança. Neste ano outros títulos também foram lançados pela fundação, como a biografia de Maurício Grabois e ainda sobre os 90 anos de atuação do Partido Comunista do Brasil.

Serviço

Lançamento de “Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas”, de Augusto Buonicore

Data: segunda-feira (13/05)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica)

De Fortaleza,
Carolina Campos