Salários baixos: Alemães dependem cada vez mais de auxílio
Cada vez mais cidadãos alemães não podem viver de seus rendimentos regulares, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (8) pelo jornal Süddeutsche Zeitung.
Publicado 08/05/2013 16:57
A cifra dos assalariados que dependem de ajudas sociais estatais apesar de ter um posto de trabalho tem aumentado em decorrência da crise econômica nos últimos quatro anos, informa o periódico.
O informe apoia-se em dados estatísticos da Agência Federal de Emprego da Alemanha.
Conforme o Süddeutsche Zeitung, em 2012 cerca de 320 mil famílias tinham um membro que solicitou assistência social apesar de ter um rendimento bruto de pelo menos 800 euros.
No ano anterior eram 20 mil pessoas a menos, informa o jornal. A partir de um rendimento de menos de 800 euros mensais, é possível solicitar auxílio de Segurança Social na Alemanha.
Em consequência, a grande maioria destas pessoas já não podem viver de seu salário, pelo qual têm que solucionar com apoio social do estado.
As novas cifras da Agência Federal de Emprego aguçará o debate sobre um salário mínimo garantido na Alemanha, que já é um dos temas principais na campanha para as eleições parlamentares em setembro.
Fonte: Prensa Latina