Solenidade comemora os 80 anos do Hospital de Messejana
Por iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta sexta-feira, 10/05, a partir das 15 horas, no Plenário Treze de Maio, Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do Hospital de Messejana.
Publicado 08/05/2013 12:00 | Editado 04/03/2020 16:28
O Hospital de Messejana é reconhecido como de referência para o atendimento clínico e cirúrgico de pessoas acometidas de adoecimento cardiovascular e pulmonar. “Foi o pioneiro na realização de cirurgia cardíaca e transplante cardíaco no Norte e no Nordeste do Brasil, sendo hoje considerado como um dos mais relevantes no país na área de transplante cardíaco”, ressalta o parlamentar.
Com a sua construção iniciada em 1930 e a inauguração em 1º de maio de 1933, sob o nome de Sanatório de Messejana, o atualmente denominado Hospital de Messejana foi o resultado do idealismo de um trio de médicos – João Otávio Lobo, Lineu de Queiroz Jucá e Pedro Augusto Sampaio – diante de um instigante desafio: assistir com humanismo aos pacientes tuberculosos do estado do Ceará. Na época, pela inexistência de drogas com real eficácia sobre a tuberculose, ocupava uma posição de relevo na tisiologia o modelo sanatorial, em que os pacientes eram afastados do convívio social para se submeterem a medidas higieno-dietéticas. em 1970 foi estruturado o serviço de cardiologia do Hospital de Messejana. E, em agosto do mesmo ano, este hospital foi palco da realização de uma cirurgia cardiovascular com circulação extra-corpórea, a primeira do gênero no Norte e Nordeste do país.
Atualmente, ocupa uma área total de 62.910m2, com uma área construída de 18.910m2, o Hospital de Messejana, apesar das sucessivas ampliações por que passou, ao longo dos anos, ainda conserva em linhas gerais o seu estilo dos anos 30. Horizontal, com os pavilhões interligados, como foi idealizado o sanatório pelo arquiteto húngaro Emilio Hinko, também autor de plantas de muitos outros prédios históricos em Fortaleza. E, desde 1990, integra a rede de hospitais próprios da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, como um hospital de nível terciário e de referência em doenças cardíacas e pulmonares para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para homenagear o trabalho de grande relevância de toda equipe que compõe o Hospital de Messejana, receberão placas comemorativas da Assembleia o médico e chefe do serviço de ventrículo artificial do hospital de Messejana, Dr. Juan Alberto Cosquillo Mejia; o técnico em enfermagem, Luciano Simplício de Farias e a secretária devsaúde de Fortaleza, Socorro Martins.
Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)