Tribunal Eleitoral anuncia novo presidente colorado do Paraguai
O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) paraguaio proclamará nesta sexta-feira (10), oficialmente, Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado, como o novo presidente eleito do país. As eleições gerais foram realizadas em 21 de abril, e Cartes teve 45,8% dos votos válidos.
Publicado 10/05/2013 09:14
Cartes, um abastado empresário de 57 anos de idade, nascido na capital do Paraguai, Asunción, venceu nas urnas o candidato do Partido Liberal Radical Autêntico, Efraín Alegre, atualmente no poder, que alcançou apenas 37% dos votos.
Na cerimônia também serão proclamados como eleitos o vice-presidente da República, Juan Afara, os 45 integrantes do Senado, os deputados eleitos por Asunción e os deputados que representarão a nação no Parlamento Sul-americano.
Em uma ocasião posterior, também será feita a proclamação dos governadores e deputados departamentais, assim como os integrantes das Juntas Departamentais, todos eleitos nas eleições gerais de abril.
Segundo o programa oficial, na cerimônia desta sexta discursarão o presidente do TSJE, Alberto Ramírez, e o atual ocupante da chefia de Estado, Federico Franco, que assumiu o cargo após a destituição sumária do presidente constitucional, Fernando Lugo, em junho passado.
A justiça eleitoral entregará os certificados correspondentes às autoridades eleitas e será lido o Acordo do Tribunal, que reconhece a sua vitória nas eleições.
A tomada de posse dos congressistas está marcada para o mês de julho, enquanto Cartes e Afara ocuparão seus cargos a partir de 15 de agosto.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho