5° Encontro Sindical Nacional acontece na próxima semana no Rio
Na próxima semana, nos dias 15 e 16 de maio, acontecerá no Rio de Janeiro o 5° Encontro Sindical Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O Secretário Estadual Sindical do partido, Fernando Nogueira, concedeu uma breve entrevista e falou sobre o encontro
Publicado 11/05/2013 17:12 | Editado 04/03/2020 17:03

O Encontro Sindical acontecerá no Hotel Rio’s Presidente, localizado na Rua Pedro I, número 19, no Centro do Rio de Janeiro.
O início do evento está marcado para as 14h do dia 15, e o encerramento do primeiro dia do Encontro está previsto para as 18h. No dia 16, o início será mais cedo, às 9h; e o encerramento também está previsto para as 18h.
O 5º Encontro Sindical do PCdoB contará com quadros sindicais de todo país e terá a presença de dirigentes partidários também. O Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, estará presente; bem como o Secretário Sindical Nacional, Nivaldo Santana. O presidente estadual do PCdoB no Rio, João Batista Lemos, quadro histórico da luta dos trabalhadores e do movimento sindical brasileiro, também estará presente no Encontro.
O Secretário Sindical Estadual do PCdoB, Fernando Nogueira, falou sobre o encontro e sobre o movimento sindical no estado. Confira a entrevista completa:
O 5° Encontro Sindical do PCdoB será realizado aqui no Rio de janeiro na próxima semana. Como foi a etapa estadual e como estarão presentes os comunistas aqui do Rio de janeiro nesse encontro sindical?
O Rio de Janeiro foi o único estado a ter um encontro prévio, que contou com a participação de 95 pessoas, com a presença de praticamente todos os sindicatos onde o PCdoB atua no estado. Nesse encontro prévio, contamos com a presença do Secretário Sindical Nacional do partido, Nivaldo Santana, e com a nossa deputada federal Jandira Feghali. O debate foi muito rico, foi colocada em discussão a conjuntura nacional e as metas de crescimento partidário. No Encontro Nacional a participação do Rio se dará com a presença de 58 quadros sindicais e dirigentes partidários convidados.
Quais são as ações já planejadas para 2013?
Debater as teses e construir o rumo do Projeto Sindical do PCdoB; e mobilizar para a participação no 13° Congresso do Partido. Outro ponto importante será a mobilização em torno do 3° Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto.
Quais as atuais bandeiras prioritárias que os comunistas levantam no Movimento Sindical?
Temos importantes bandeiras de luta, como o fortalecimento da organização sindical, a luta pelo pleno emprego e por melhores salários, a ampliação dos direitos trabalhistas e previdenciários, a luta pela promoção da Reforma Agrária efetiva, pela universalização das políticas públicas, pela ampliação da democracia, por mudanças na política econômica. A busca pela unificação com os Movimentos Sociais e a luta por um projeto de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho, orientado pela perspectiva socialista.
Que avaliação você faz do Movimento Sindical do PCdoB aqui no estado?
A avaliação é positiva, nos últimos 20 anos o partido tem dado um grande salto no movimento sindical, ganhando importantes sindicatos como, Metalúrgicos do Rio e Angra, Correios, o SintSama, o SINFA. E, além disso, temos crescido em várias bases sindicais como oposição. Crescemos muito também entre os Servidores Públicos, onde tínhamos pouquíssima penetração.